quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aula de Maquiagem com a Viviane


Olha aí a Viviane que deu todas as dicas para a turma de Sábado de Comissários de Voo.

Alunas na aula de maquiagem.


Alunas na aula de Maquiagem

Alunas na aula de maquiagem.

Alunas na aula de maquiagem

Alunas na aula de maquiagem

Alunas na aula de maquiagem.

Aluna na aula de maquiagem.
Alunos pegando algumas dicas também.

Alunos pegando algumas dicas também.

Alunos da Turma de Sábado do Curso de Comissários de Voo da Flight Brasil.

Olha aí as futuras Comissárias.

Essa realmente tem personalidade.

Futura Comissária.

Momento descontraído em sala de aula.

Serviço de bordo com as alunas.

Comissário de Voo da Turma de Sábado da Flight Brasil.

Turma de Comissário de Sábado da Flight Brasil.

As estudantes do curso de Comissário de Voo da Flight Brasil.

Turma de Sábado de Comissários de Voo da Flight Brasil com o Prof. Ricardo (Primeiros Socorros)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aula de Teoria do Voo - Prof. Richard

Pag. 313

Segundo o Frances Bernoulli e comprovado pelo italiano Venturi, quando um fluido encontra um estreitamento aumenta a pressão, a dinâmica e aumenta a pressão estática. Em outras palavras, a fora dinâmica é que da velocidade. Quanto maior uma força menor a outra. Então, se a pressão dinâmica aumenta a pressão estática aumenta também e quando aumenta a estática logo diminui a pressão dinâmica.

D + E = T
0
40
40
D= PRESSAO DINAMICA
E= PRESSAO ESTATICA
T=PRESSAO TOTAL _ A FORÇA QUE NÃO MUDA / O NÚMERO QUE NUNCA MUDA.

A comprovação de Venturi veio por meio de um experimento, no qual ele acoplou a um compartimento de água. Assim, saiu o vapor de água.Comprovando que a pressão maior procura a menor. (Desenho apostila, pg 1 em Teoria de Voo)
A pressão maior procura a pressão menor, ou seja, toda vez que houver diferença de pressão, a maior pressão procura a menor. Ex: abrir uma garrafa de coca cola e de espumante, que faz o barulho. No caso da água mineral, onde as pressões são iguais não há movimento do líquido. Outro exemplo é bebe a coca cola com o canudo, onde se diminui a pressão da boca para que o liquido seja sugado.
E por essa teoria que mantém o avião no ar, ou seja a sustentação do avião.
O Avião voa por causa da diferença de pressão estática entre a parte de baixo e a parte de cima ( na parte de cima da asa é onde aumenta acontece o estreitamento do ar).A pressão abaixo da asa é a maior que a pressão da parte de cima, logo, é essa diferença de pressão que sobe e leva a asa junto.
A pressão que sempre existe é a pressão estática, que é mais importante e faz a asa subir. Ë a diferença da pressão estática é que faz a asa subir. Voltando a teoria da maior pressão procura a menor pressão. Com a parte de baixo tem maior pressão estática e na parte de cima tem menor pressão estática, que é diminuída pela pressão dinâmica.
Exemplo: assoprar um papel a parte de cima, que ele sobe, como a asa do
O avião tem limite de velocidade porque a asa treme com o comportamento do ar em volta das asas. Se maior a velocidade o ar não se comporte corretamente, por isso as asas tremem.
E avião tem o limite de altitude por que causa da quantidade de oxigênio que o motor funciona.
As asas foram construídas no conceito do tudo de Verturi, onde a pressão dinâmica e menor em cima da asa. Em cima da asa o ar passa mais rápido.
Parte do avião tem maior velocidade por que é medido pela velocidade do ar. Acima da asa a velocidade é maior.
O avião voa no ar laminar.
Forma-se a neblina porque abaixa a pressão, e por isso forma-se acima da asa do Concorde.

Avião Concorde

O que faz o avião voar é a asa.
A Asa é um aerofólio e uma superfície aerodinâmica que corta o vento ( perfura o vento) que produz reações úteis.
A pressão é maior no INTRADORSO (abaixo ) e menor no EXTADORSO (cima).
Bordo de ataque : parte de da frente da asa
Borde de fuga: parte de traz da asa

CORDA é a linha imaginária que vai do bordo de ataque ao bordo de defesa.

LINHA E CURVATURA MÉDIA: é uma linha que divide a asa em das partes.
Existem as linhas para definir se o AEROFOLIO tem simetria.

EIXO LONGITUDINAL vai do nariz do avião até a calda do avião.
Ângulo de Incidência. É a inclinação da asa colocada na fuselagem. Ë o ângulo formado entre a corda da asa e o eixo longitudinal.
Vento relativo tem a mesma velocidade do corpo, mas com sentido contrário.
Ângulo de ataque: é o ângulo formado pelo vento relativo e a corda da asa.
Há o ângulo de ataque por ser positivo e negativo;
O ângulo de ataque tem limite, caso sejam muito perde-se a sustentação. O momento em que a Asa perde a sustentação é o ESTOL. Quando tem altitude o avião pode recupera a sustentação.
Para evitar o ESTOL, há uma alrme no painel que notifica antes do grau limite para assim evitar.

4 FORÇAS QUE ATUAM NO AVIÃO

SUSTENTAÇÃO: fornecido pela asa

PESO: fornecido pela gravidade.

TRAÇÃO: fornecido pelo motor.

ARRASTO: fornecido pelo próprio avião_ resistência ao avanço.

Quando a sustentação é maior que o peso, decola.
Peso maior, aterrissando.
Peso e sustentação iguais mantêm a altitude.
Quando a tração é maior que o arrasto velocidade aumenta.
Quando o arrasto maior a velocidade é menor.
Arrasto e velocidade iguais matem a velocidade.

EIXOS E MOVIMENTOS DO AVIÃO:

Eixo longitudinal: o movimento, uma asa sobe e outra desce

Eixo vertical: movimento do nariz para esquerda ou direita

Eixo Transversal: nariz para cima ou nariz para baixo.

Temos 3 superfície de comando primário para cada eixo.

Superfície de comando primário que fica na ponta da asa, no bordo de fuga, no eixo longitudinal. Chama aileron:
o Aileron de um lado da asa sobe o da outra parte da asa ela desce. O AILERON : ajuda a cortar os ventos que inflem sobre o avião.
A superfície de comando primaria da o movimento contrario onde o comando esta preso.
Há três movimentos primários, visto que tem 3 eixos no avião.
O Aileron estará na posição inversa da ASA Se a asa para baixo, o aileron estará para cima.

EIXO VERTICAL: o comando primário de movimento é o LEME DE DIREÇÃO. Se o leme estiver para a esquerda, a calda estará na direita e o avião para a esquerda.
Se o leme vai para a direita, a calda vai para esquerda e o avião para a direita.
O movimento em torno do vertical é o leme de direção, movimento em torno do eixo longitudinal é dado pelo AILERON e o LEME DE PROFUNDIDADE é o movimento sobre o heixo tranfersal.

Controle do avião:

O volante do manche – aileron
Coluna no manche comanda o profundor (quando puxa cabra, quando empurra pica)
Pedais controlam o leme de Direção.
Os movimentos longi podem ter 4 nomes: Rolagem, rolamento, bancagem e inclinação lateral. Todos podem ser para direita ou para esquerda.

GUINADA: o movimento no eixo vertical é guinada.
Os movimento no TRANSVERSAL:
AFENAGEM, CAMBRAGEM, TANGAGEM é o movimento completo.
Movimento para cima cambrar (exclusivamente) e para baixo picar (exclusivamente).
PARA FAZER A CURVA movimenta todos os eixos. O avião GUINA.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Aula sobre Teoria de Voo - Prof. Richard

No último dia 18 de Junho tivemos aula com o Prof. Richard sobre Teoria de Voo, além de todo conteúdo sobre a matéria, tivemos também serviço de bordo realizado pelos alunos da sala.

Olha aí nosso Prof. Richard dando aula sobre Teoria do Voo.

Prof. Richard conferindo a matéria.

Olha aí ele todo feliz em pleno sábado.

Aqui um vídeo que mostra os instrumentos da cabine.

A turma toda concentrada prestando atenção na aula de Teoria de Voo.

Realmente a aula estava mais que interessante.

Essa turma promete se destacar logo logo no mercado de trabalho.

Esse sou eu Tiago, conferindo algumas coisas sobre a matéria para depois postar no blog.

Osnildo estudando e mostrando que vai fazer a diferença no mercado de trabalho.

Aqui nosso Prof. Richard e o ex comissário e dono da Flight Brasil o Ricardo


Aqui também se criou amizades como eles Izabel e Osnildo

Aqui as futuras comissárias realizando serviço de bordo

E não é que elas já pegaram o jeito da coisa.

Outros dois alunos da turma de comissários de sábado realizando serviço de bordo.

Olha aí o Renan executando o serviço.

Nossa bebezinha servindo a turma com o serviço de bordo.


Alunos da turma de sábado para comissário, um quarteto que sabe o que quer. 

Aqui a pessoa responsável pelos textos do nosso blog.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Especialistas ensinam a agir em situações de emergência





Neste vídeo alguns especialistas ensinam agir em situações de emergência, e não podemos deixar de dizer que o Comissário que passa os procedimentos é o Ricardo, que é dono da escola de aviação a Flight Brasil, onde estudamos e temos.


Fonte: Fantástico - Rede Globo

Resumo da Aula de Segurança e Emergência - Prof. Paula

Resumo da aula de Segurança e Emergência
Data: 11/6 

A primeira aula de Segurança e Emergência abordou-se termos técnicos e partes da aeronave, como portas e equipamentos de segurança. Além, de procedimentos adotados no dia dia nos vôos. Esses temas foram intercalados pelas deliciosas histórias e experiências da professora Paula. Também foi  aula em que iniciamos, com sucesso, o serviço de bordo. 
Vamos ao resumo: 

PASSARELA: corredor do avião. E se chama passarela porque é por onde as comissárias desfilam. 

MOCK UP: na aviação é igual a treinamento. 

JANELAS e suas camadas
1º  CAMADA _ vidro de acabamento; 
2º CAMADA _ é um vidro bem espesso e segura todas as pressões e toda a carga de pressurização. 
3º CAMADA:  vidro de acabamento, não tão grosso. 

Todas as janelas tem um furo para ventilação do vidro.  

PORTAS: 
Porta principal  é  a porta que entra os passageiros. 
E a porta do lado do comandante, ou seja, é a porta a esquerda, olhando para o nariz é a porta a esquerda. 

Porta de serviço:  por onde entram os “carrinhos”  e saem os descartes de lixo: 

Um dos equipamentos de emergência presentes na aeronave são os ESCAPE SLIDE  e
SLIDE RAFT, que ficam nas portas. SLIDE significa escorregadeiras. 

ESCAPE SLIDE:  AUXLIO FLUTUAÇÃO ele tem pista única  e somente escorrega um por vez. 
PRIORIDADES: IDOSOS, GESTANTES, CRIANÇAS E PORTADORES E DEFICIENCIAS.  As pessoas seguram nas cordas na lateral. 

SLIDE RAFT : bote / barco:  não é auxilio flutuação é um bote, ele flutua. Encontrado 
TEM PISTA DUPLA. Em caso de vôos transoceânicos, visto que Le flutua e as pessoas são acomodadas dentro do bote. 

NA AIR BUS TEM UM ESCAPE NAS JANELAS.  NAS JANELAS É FIXO e nas portas é móvel. 


KIT DEMO: é o  kit utilizado pelos comissários para as  demonstrações. Contém Mascaras, Sinto,  Cartão e em vôo internacional o  colete  Salva Vidas.  

SALA DO BRIEFING na sala de briefing é onde o comandante fala sobre como será o vôo e o que se espera. Também é o momento da tripulação se apresentar oficialmente e, além de apresentar a DOCUMENTAÇÃO; 

CCF
PASSAPORTE PARA OS VOOS INTERNACIONAIS
CARTEIRA DE VACINAÇÃO
CHT  CERTIFICADO DE HABILIDATAÇAO TECINICA
CRACHÁ
ESCALA
Nota:   A DOCUMENTAÇÃO É RESPONSABILIDADE DE CADA TRIPULANTE. 

Temos a tripulação técnica, que são os pilotos e comandantes  e tripulação comercial, que são os comissários. 

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA
Os comissários durante o pouso e decolagem devem ficar em alerta, sempre. Seguem alguns termos e nomeclaturas: 

COCK PIT : cabine de comandantes: 

Cock Pit Estéril:  não se pode falar com a cabine Cock Pit _ só em caso de emergência. 

Dica: quando se pergunta para a cabine. No momento do aviso  de soltar o sinto. 

PREPARAR PARA O POUSO: aviso para organizar a cabine para o pouso. Nesse momento não se fala com a cabine. 

POUSO AUTORIZADO: sentar,  porque está próximo do pouso. 


COLETE AMARELO:  TRIPULANTE 
COLETE VERMELHO: PASSAGEIRO

SEGURANÇA E EMERGENCIA: 

ARREMISSAGEM: POUSO NO MAR 


ACIDENTE NA AVIACAO FALTA DE SEGURANÇA:
TRIPULACAO MAL TREINANDA
USO INADEQUADO DO EQUIPAMENTO
MA CONSERVAÇÃO DO EQUIPAMENTO

SEGURANÇA É A CONDICÃO DE REDUZIR AO MAXIMO AS POSSIBILIDADES DE RISCO. 

EMERGENCIA:  emergência toda situação que foge a normalidade, pondo em risco a segurança do avião e conseqüentemente a de seus ocupantes: 
Ex: se o fogo for controlado/
Saúde: sem pré emergência:

SITUAÇÃO DE EMERGENCIA:
DESPRESSURIZAÇÃO 
FOTO E FUMAÇA A BORDO
PERDA TOTAL DA FORÇA ELÉTRICA 
FALTA DE COMBUSTÍVEL ( pane seca)
PERDA DA POTÊNCIA DOS MOTORES
SABOTAGEM 

DEVERES DA TRIPULAÇÃO 
CONHECER O LOCAL D EEQUIPAMENTOS
POUSO E DECOLAGEM E UMA EMERGICNIA EM POTENCIAL, ESTA SEMPRE 
ANTES DO EMBARQUE DOS PAX  OBSERVAR ALGUM DANO ESTRUTURAL NA AERONAVE. 
IDENTIFICAR TRIP EXTRA E PESSOAS QUE POSSAM AJUDAR EM UMA EMERGÊNCIA (BOMBEIRO, MILITAR, MEDICO)

DURATE TAXI DA AERONAVE
CHECAR POLTRONAS
CHEGAR MESINHAS
CHEGAR CINTOS DE SEGURANÇA 
AVISO DE NÃO FUMAR
GALLEYS FECHADAS E TRABAKDAS SEM MATERIAIS SOLTOS
CHECAR SE SCAPE ESTA ARMADO, 
DEMONSTRAÇÃO DO USO DAS MÁSCARAS!
INDICAÇÃO DAS LUZES DE EMERGÊNCIA ( das luzes no chão ou passarela ao longo do corredor ela é verde e perto da porta é vermelha ou laranja_ isso para, em caso de incêndio conseguir identificar a saída de emergência). Na lue
FEZER DEMOSTRAÇÃO DE USO COLETES SOLVA VIDAS E ASSENTOS FLUTUANTES.   O assentos são utilizados em vôos domésticos (o assentos duram em média 2 horas até o salvamento)
Assentos flutuantes é um equipamento individual de flutuação. 
Colete também é um equipamento individual de flutuação.  (Cada parte do colete suporta 60 kilos.  A luz  de emergência duram de 8 a 12 horas)
O bote Slider raft é coletivo. ( as luzes de emergência duram de 8 a 12 horas) 

Não deixar nas saídas de Emergências: 
Idosos, portadores de deficiência, crianças com menos de 15 anos, operados, qualquer pessoa que não possa prestar assistência ou ajuda aos passageiros

OBSERVAR 
A cada módulo de acento (conjunto de acentos) temos uma mascara a mais. 

DURANTE O EMBARQUE OBESEVAR BEBADOS , DESESPERADOS, GESTANTES, ETC. Se comprometer a segura, no caso dos bêbados, impedir o embarque. 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conteúdo da Aula de segurança e Emergência - Prof. Paula





Vida de casais na mesma profissão, matéria que passou no profissão repórter.


Fonte: Rede Globo




Speech completo da demontração de segurança com a equipe sincronizada de comissários TAM



Acompanhe o dia de um piloto e de uma comissária da TAM. Matéria produzida pela TAM Nas Nuvens e exibida a bordo de nossas aeronaves em Janeiro de 2010.




Reportagem sobre o Treinamento dos comissáriosde bordo da TAM reportagem do Programa Amaury Jr da Rede TV.

Aula sobre Segurança e Emergência - Prof. Paula

 No último dia 11/06/11 tivemos aula sobre segurança e emergência com a instrutora Paula. Além do conteúdo ministrado em sala de aula tivemos também dicas de serviço de bordo.

Dicas de serviço de bordo

Como devemos arrumar os itens

Qual a posição correta para servir os sucos de caixinha

O que deve conter dentro

Últimas dicas para o serviço de bordo


Aqui como servir os lanches corretamente 
Aqui a Prof. Paula demonstrando com muita classe como servir a bebida

Aqui dois alunos demonstrando na prática como será a futura profissão
Agora vamos a outra parte que interessa a aula de segurança e emergência:


Iniciando a aula com a instrutora Paula

Como usar os coletes salva vidas
Como inflar os coletes


                                              
Utilização dos coletes Salva Vidas