quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aula de Teoria do Voo - Prof. Richard

Pag. 313

Segundo o Frances Bernoulli e comprovado pelo italiano Venturi, quando um fluido encontra um estreitamento aumenta a pressão, a dinâmica e aumenta a pressão estática. Em outras palavras, a fora dinâmica é que da velocidade. Quanto maior uma força menor a outra. Então, se a pressão dinâmica aumenta a pressão estática aumenta também e quando aumenta a estática logo diminui a pressão dinâmica.

D + E = T
0
40
40
D= PRESSAO DINAMICA
E= PRESSAO ESTATICA
T=PRESSAO TOTAL _ A FORÇA QUE NÃO MUDA / O NÚMERO QUE NUNCA MUDA.

A comprovação de Venturi veio por meio de um experimento, no qual ele acoplou a um compartimento de água. Assim, saiu o vapor de água.Comprovando que a pressão maior procura a menor. (Desenho apostila, pg 1 em Teoria de Voo)
A pressão maior procura a pressão menor, ou seja, toda vez que houver diferença de pressão, a maior pressão procura a menor. Ex: abrir uma garrafa de coca cola e de espumante, que faz o barulho. No caso da água mineral, onde as pressões são iguais não há movimento do líquido. Outro exemplo é bebe a coca cola com o canudo, onde se diminui a pressão da boca para que o liquido seja sugado.
E por essa teoria que mantém o avião no ar, ou seja a sustentação do avião.
O Avião voa por causa da diferença de pressão estática entre a parte de baixo e a parte de cima ( na parte de cima da asa é onde aumenta acontece o estreitamento do ar).A pressão abaixo da asa é a maior que a pressão da parte de cima, logo, é essa diferença de pressão que sobe e leva a asa junto.
A pressão que sempre existe é a pressão estática, que é mais importante e faz a asa subir. Ë a diferença da pressão estática é que faz a asa subir. Voltando a teoria da maior pressão procura a menor pressão. Com a parte de baixo tem maior pressão estática e na parte de cima tem menor pressão estática, que é diminuída pela pressão dinâmica.
Exemplo: assoprar um papel a parte de cima, que ele sobe, como a asa do
O avião tem limite de velocidade porque a asa treme com o comportamento do ar em volta das asas. Se maior a velocidade o ar não se comporte corretamente, por isso as asas tremem.
E avião tem o limite de altitude por que causa da quantidade de oxigênio que o motor funciona.
As asas foram construídas no conceito do tudo de Verturi, onde a pressão dinâmica e menor em cima da asa. Em cima da asa o ar passa mais rápido.
Parte do avião tem maior velocidade por que é medido pela velocidade do ar. Acima da asa a velocidade é maior.
O avião voa no ar laminar.
Forma-se a neblina porque abaixa a pressão, e por isso forma-se acima da asa do Concorde.

Avião Concorde

O que faz o avião voar é a asa.
A Asa é um aerofólio e uma superfície aerodinâmica que corta o vento ( perfura o vento) que produz reações úteis.
A pressão é maior no INTRADORSO (abaixo ) e menor no EXTADORSO (cima).
Bordo de ataque : parte de da frente da asa
Borde de fuga: parte de traz da asa

CORDA é a linha imaginária que vai do bordo de ataque ao bordo de defesa.

LINHA E CURVATURA MÉDIA: é uma linha que divide a asa em das partes.
Existem as linhas para definir se o AEROFOLIO tem simetria.

EIXO LONGITUDINAL vai do nariz do avião até a calda do avião.
Ângulo de Incidência. É a inclinação da asa colocada na fuselagem. Ë o ângulo formado entre a corda da asa e o eixo longitudinal.
Vento relativo tem a mesma velocidade do corpo, mas com sentido contrário.
Ângulo de ataque: é o ângulo formado pelo vento relativo e a corda da asa.
Há o ângulo de ataque por ser positivo e negativo;
O ângulo de ataque tem limite, caso sejam muito perde-se a sustentação. O momento em que a Asa perde a sustentação é o ESTOL. Quando tem altitude o avião pode recupera a sustentação.
Para evitar o ESTOL, há uma alrme no painel que notifica antes do grau limite para assim evitar.

4 FORÇAS QUE ATUAM NO AVIÃO

SUSTENTAÇÃO: fornecido pela asa

PESO: fornecido pela gravidade.

TRAÇÃO: fornecido pelo motor.

ARRASTO: fornecido pelo próprio avião_ resistência ao avanço.

Quando a sustentação é maior que o peso, decola.
Peso maior, aterrissando.
Peso e sustentação iguais mantêm a altitude.
Quando a tração é maior que o arrasto velocidade aumenta.
Quando o arrasto maior a velocidade é menor.
Arrasto e velocidade iguais matem a velocidade.

EIXOS E MOVIMENTOS DO AVIÃO:

Eixo longitudinal: o movimento, uma asa sobe e outra desce

Eixo vertical: movimento do nariz para esquerda ou direita

Eixo Transversal: nariz para cima ou nariz para baixo.

Temos 3 superfície de comando primário para cada eixo.

Superfície de comando primário que fica na ponta da asa, no bordo de fuga, no eixo longitudinal. Chama aileron:
o Aileron de um lado da asa sobe o da outra parte da asa ela desce. O AILERON : ajuda a cortar os ventos que inflem sobre o avião.
A superfície de comando primaria da o movimento contrario onde o comando esta preso.
Há três movimentos primários, visto que tem 3 eixos no avião.
O Aileron estará na posição inversa da ASA Se a asa para baixo, o aileron estará para cima.

EIXO VERTICAL: o comando primário de movimento é o LEME DE DIREÇÃO. Se o leme estiver para a esquerda, a calda estará na direita e o avião para a esquerda.
Se o leme vai para a direita, a calda vai para esquerda e o avião para a direita.
O movimento em torno do vertical é o leme de direção, movimento em torno do eixo longitudinal é dado pelo AILERON e o LEME DE PROFUNDIDADE é o movimento sobre o heixo tranfersal.

Controle do avião:

O volante do manche – aileron
Coluna no manche comanda o profundor (quando puxa cabra, quando empurra pica)
Pedais controlam o leme de Direção.
Os movimentos longi podem ter 4 nomes: Rolagem, rolamento, bancagem e inclinação lateral. Todos podem ser para direita ou para esquerda.

GUINADA: o movimento no eixo vertical é guinada.
Os movimento no TRANSVERSAL:
AFENAGEM, CAMBRAGEM, TANGAGEM é o movimento completo.
Movimento para cima cambrar (exclusivamente) e para baixo picar (exclusivamente).
PARA FAZER A CURVA movimenta todos os eixos. O avião GUINA.

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