Pag. 313
Segundo o Frances Bernoulli e comprovado pelo italiano Venturi, quando um fluido encontra um estreitamento aumenta a pressão, a dinâmica e aumenta a pressão estática. Em outras palavras, a fora dinâmica é que da velocidade. Quanto maior uma força menor a outra. Então, se a pressão dinâmica aumenta a pressão estática aumenta também e quando aumenta a estática logo diminui a pressão dinâmica.
D + E = T
0
40
40
D= PRESSAO DINAMICA
E= PRESSAO ESTATICA
T=PRESSAO TOTAL _ A FORÇA QUE NÃO MUDA / O NÚMERO QUE NUNCA MUDA.
A comprovação de Venturi veio por meio de um experimento, no qual ele acoplou a um compartimento de água. Assim, saiu o vapor de água.Comprovando que a pressão maior procura a menor. (Desenho apostila, pg 1 em Teoria de Voo)
A pressão maior procura a pressão menor, ou seja, toda vez que houver diferença de pressão, a maior pressão procura a menor. Ex: abrir uma garrafa de coca cola e de espumante, que faz o barulho. No caso da água mineral, onde as pressões são iguais não há movimento do líquido. Outro exemplo é bebe a coca cola com o canudo, onde se diminui a pressão da boca para que o liquido seja sugado.
E por essa teoria que mantém o avião no ar, ou seja a sustentação do avião.
O Avião voa por causa da diferença de pressão estática entre a parte de baixo e a parte de cima ( na parte de cima da asa é onde aumenta acontece o estreitamento do ar).A pressão abaixo da asa é a maior que a pressão da parte de cima, logo, é essa diferença de pressão que sobe e leva a asa junto.
A pressão que sempre existe é a pressão estática, que é mais importante e faz a asa subir. Ë a diferença da pressão estática é que faz a asa subir. Voltando a teoria da maior pressão procura a menor pressão. Com a parte de baixo tem maior pressão estática e na parte de cima tem menor pressão estática, que é diminuída pela pressão dinâmica.
Exemplo: assoprar um papel a parte de cima, que ele sobe, como a asa do
O avião tem limite de velocidade porque a asa treme com o comportamento do ar em volta das asas. Se maior a velocidade o ar não se comporte corretamente, por isso as asas tremem.
E avião tem o limite de altitude por que causa da quantidade de oxigênio que o motor funciona.
As asas foram construídas no conceito do tudo de Verturi, onde a pressão dinâmica e menor em cima da asa. Em cima da asa o ar passa mais rápido.
Parte do avião tem maior velocidade por que é medido pela velocidade do ar. Acima da asa a velocidade é maior.
O avião voa no ar laminar.
Forma-se a neblina porque abaixa a pressão, e por isso forma-se acima da asa do Concorde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário