Bloco VI paginas 06 e 07 da apostila.
Em suma a aula tratou com detalhes das partes da aeronave: Empenagem, Trem de pouso, Asas e Motor.
EMPENAGEM
Na empenagem há 4 partes
Tem 2 partes horizontais e 2 partes verticais
Essas partes são: estabilizador vertical e horizontal, que são as partes fixas da empenagem.
Atrás, na parte vertical tem o leme de direção e na parte móvel horizontal temos o leme de profundidade ou profundor.
Tipos de empenagam:
Quando o estabilizador horizontal está localizado embaixo do vertical chama-se convencional.
Quando o estabilizador esta na parte superior chamamos de Empenagem tipo T
Temos ainda a empengem em V.
TREM DE POUSO_ fornece dirigibilidade e segura (agüenta) o avião em solo ou na água.
Trem de pouso pode ser rodas ou flutuadores
As rodas pousa em superfícies solidas e o flutuadores na água
Há 2 conjunto no trem de pouso _ um conjunto da direção e sustentação
Trem de pouso direcional _ da direção
Trem de pouso principal_ agüenta o peso do avião no solo, toca o solo primeiro e aguenta o peso no pouso e na decolagem e o último a sair do solo para agüentar o peso.
O avião pode pesar mais de 400 toneladas
Convencional quando o trem de pouso direcional atrás.
Triciclo quando o trem de pouso direcional é na frente e principal a atrás.
Tipo de Recolhimento
Fixo: Trem de pouso fixo e quando não recolhe
Retrátil: quando o trem de pouso fica visível, mesmo quando esta num compartimento
Escamoteável: quanto e trem de pouso entra e não fica visível ...quando o trem e pouso fica invisível. Fica dentro de um compartimento que fecha.
E o piloto que da o comando para o trem de pouso.
Nota: O escamoteável é o mais caro e complexo, mas vale a pena porque oferece menos atrito com o ar e economia de combustível.
ASA
Feita de inúmeras nervuras presas pelas longarinas e envolto pelo revestimento externo.
A nervura da o formato da asa e as longarinas da estrutura para a ASA.
Arredondado em cima e reto em baixo.
Nas asas ficam os tanques de combustíveis. Também no meio da fuselagem fica o tanque.
Envergadura é a distancia máxima transversal de um avião, ou seja a distância de uma asa ate a outra _de ponta a ponta do avião pode chegar a 90 metros.
A Asa é uma estrutura maleável para não quebrar. Ajuda na hora da turbulência e minimizar o tremer da fuselagem.
Exemplo: uma asa de um boing 737 a flexibilidade até 28 metros.
Asa na parte inferior é a ASA BAIXA
ASA MÉDIA esta na parte central da fuselagem ASA
Asa fixa na parte superior da fuselagem ASA SUPERIOR EM CIMA DA FUSELAGEM
Quando a Asa semi cantilever fixa indiretamente e Cantilever asa fixada na fuselagem.
MOTORES.
CONVECIONAL: É o motor de carro usado no avião. O combustível é a gasolina. Houve uma melhora na qualidade desse combustível para que o motor não falhe em vôo. A essa gasolina se da o nome de gasolina de aviação ou combustível de aviação.
O primeiro motor usado foi o convencional com gasolina de aviação que gira uma hélice.
MOTOR A JATO:
O conceito do motor a ato em pela força do jato de ar. A força do ar para traz impulsiona.
COMPOSIÇÃO DO AR NITROGÊNCIO 78%
OXIGÊNIO 21%
OUTROS 1%
Querosene de aviação é o combustível do motor a Jato.
Fogo: combuente : oxigênio , combustível (material) e Calor e Reação em Cadeia.
SEQUENCIA DO AVIÃO: ADMSSÃO DO AR,COMPRIME , COMBUSTÃO (COM O QUEROSENE ACONTECE A REAÇÃO EM CADEIA) EXPLOSÃO E A TURBINA (ACELERA O AR) E SAI .
VANTAGENS do motor a Jato/ velocidade grandes altitudes de vôo e potência
Desvantagens do motor: alto consumo de combustível e barulho.
O motor a reação que usa querosene de aviação que empurra o ar para trás. 3 lei de Newton
Turbo-hélice: um motor a jato que gira uma hélice.
O uso do combustível é o querosene de aviação.
Vantagens: baixo consumo de combustível e pouco baraulho.
Desvantegens: baixa altitude, baixa velocidade e potência.
Tubo helice um motor a jato com hélice que usa como combustível querosene de aviação.
Choques de pressão, velocidade e temperatura gera vento.
TURBO-FAN _ é um motor que tem maior admissão de ar, para gerar mais vento por meio dos choque de velocidade, temperatura e densidade.
Aumenta o vento: pelo choque de velocidade, temperatura e densidade
Mais possante e mais econômico que o Jato, e mais Silêncios ( fica silencioso, pela bolsa de ar em volta que minimiza o barulho) .
80% da potencia vem do vento.
A velocidade dos aviões são medidos com base na velocidade do SOM.
Velocidade do Som 340 m por segundo
Nota extra: A contagem dos motores é da esquerda para direita, sendo a ESQUERDA o lado do comandante, seguindo o protocolo.
Dicas: have metal no ar_ discovery turbo.
BOA TARDE: Prof. Richard O SENHOR PODE MANDAR CURRICULO PARA AULAS EM MINHA ESCOLA.aeroqisul@gmail.com
ResponderExcluir48-999667097-HERVAL
BOA TARDE: Prof. Richard O SENHOR PODE MANDAR CURRICULO PARA AULAS EM MINHA ESCOLA.aeroqisul@gmail.com
ResponderExcluir48-999667097-HERVAL