sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aula de Conhecimentos Gerais de Aeronaves - Prof. Richard



Bloco VI paginas 06 e 07 da apostila. 

Em suma a aula tratou com detalhes das partes da aeronave: Empenagem, Trem de pouso, Asas e Motor.  
EMPENAGEM 
Na empenagem há 4 partes
Tem 2 partes horizontais  e 2 partes verticais
 Essas partes são: estabilizador vertical e horizontal, que  são as partes fixas da empenagem.  
Atrás, na parte vertical tem o leme de direção e na parte móvel horizontal temos o leme de  profundidade ou profundor.

Tipos de empenagam: 

Quando o estabilizador horizontal está localizado embaixo do vertical chama-se convencional. 
Quando o estabilizador esta na parte superior chamamos de Empenagem tipo T 
Temos ainda a empengem em V. 

TREM DE POUSO_ fornece dirigibilidade e segura (agüenta) o avião em solo ou na água.

Trem de pouso pode ser rodas ou flutuadores
As rodas pousa em superfícies solidas  e o flutuadores na água

 Há 2 conjunto no trem de pouso _ um conjunto da direção e sustentação

Trem de pouso direcional _ da direção
Trem de pouso principal_ agüenta o peso do avião no solo, toca o solo primeiro e aguenta o peso no pouso e na decolagem e o último a sair do solo para agüentar o peso. 

O avião pode pesar mais de 400 toneladas 

Convencional quando o trem de pouso direcional  atrás.  
Triciclo quando o trem de pouso direcional é na frente  e principal a atrás. 

Tipo de Recolhimento 
Fixo: Trem de pouso fixo e quando não recolhe
Retrátil: quando o trem de pouso fica visível, mesmo quando esta num compartimento
Escamoteável: quanto e trem de pouso entra e não fica visível ...quando o trem e pouso fica invisível. Fica dentro de um compartimento que fecha. 
E o piloto que da o comando para o trem de pouso. 

Nota: O escamoteável é o mais caro e complexo, mas vale a pena porque oferece menos atrito com o ar e economia de combustível. 

ASA 
Feita de inúmeras nervuras presas pelas longarinas e envolto pelo revestimento externo. 
A nervura da o formato da asa e as longarinas da estrutura para a ASA. 
Arredondado em cima e reto em baixo.
Nas asas ficam os tanques de combustíveis. Também no meio da fuselagem fica o tanque. 

Envergadura é  a distancia máxima transversal de um avião, ou seja a distância de uma asa ate a outra _de ponta a ponta do avião pode chegar a 90 metros. 

A Asa é uma estrutura maleável para não quebrar. Ajuda na hora da turbulência e minimizar o tremer da fuselagem. 
Exemplo:   uma asa de um boing 737 a flexibilidade até 28 metros.  

Asa na parte inferior é a ASA BAIXA
ASA MÉDIA  esta na parte central da fuselagem ASA 
Asa fixa na parte superior da fuselagem ASA SUPERIOR   EM CIMA DA FUSELAGEM  

Quando a Asa semi cantilever fixa indiretamente  e Cantilever  asa fixada na fuselagem. 

MOTORES. 

CONVECIONAL: É o motor de carro usado no avião.  O combustível é a gasolina. Houve uma melhora na qualidade desse combustível para que o motor não falhe em vôo. A essa gasolina se da o nome de gasolina de aviação ou combustível de aviação. 
O primeiro motor usado foi o convencional com gasolina de aviação que gira uma hélice. 

MOTOR A JATO:  
O conceito do motor a ato em pela força do jato de ar. A força do ar para traz impulsiona.  
COMPOSIÇÃO DO AR NITROGÊNCIO 78% 
                                         OXIGÊNIO          21% 
                                         OUTROS               1% 

Querosene de aviação é o combustível do motor a Jato. 

Fogo:  combuente : oxigênio , combustível (material) e Calor e Reação em Cadeia. 

SEQUENCIA DO AVIÃO: ADMSSÃO DO AR,COMPRIME , COMBUSTÃO (COM O QUEROSENE ACONTECE A REAÇÃO EM CADEIA) EXPLOSÃO  E A TURBINA (ACELERA O AR)  E SAI . 

VANTAGENS do motor a Jato/  velocidade grandes altitudes de vôo e potência
Desvantagens do motor: alto consumo de combustível e barulho. 

 O motor a reação que usa querosene de aviação que empurra o ar para trás. 3 lei de Newton 

Turbo-hélice: um motor a jato que gira uma hélice. 
O uso do combustível é o querosene de aviação. 
Vantagens: baixo consumo de combustível e pouco baraulho. 
Desvantegens: baixa altitude, baixa velocidade e potência. 

Tubo helice um motor a jato com hélice que usa como combustível querosene de aviação. 
 Choques de pressão, velocidade e temperatura gera vento. 

TURBO-FAN _ é um motor que tem maior admissão de ar, para gerar mais vento por meio dos choque de velocidade, temperatura e densidade. 

Aumenta o vento: pelo choque de velocidade, temperatura e densidade
Mais possante e mais econômico que o Jato, e mais Silêncios ( fica silencioso, pela bolsa de ar em volta que minimiza o barulho) . 
80% da potencia vem do vento. 

A velocidade dos aviões são medidos com base na velocidade do SOM. 
Velocidade do Som 340 m por segundo

Nota extra: A contagem dos motores é da esquerda para direita, sendo a ESQUERDA  o  lado do comandante, seguindo o protocolo.  
Dicas: have metal no ar_ discovery turbo.


2 comentários:

  1. BOA TARDE: Prof. Richard O SENHOR PODE MANDAR CURRICULO PARA AULAS EM MINHA ESCOLA.aeroqisul@gmail.com
    48-999667097-HERVAL

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  2. BOA TARDE: Prof. Richard O SENHOR PODE MANDAR CURRICULO PARA AULAS EM MINHA ESCOLA.aeroqisul@gmail.com
    48-999667097-HERVAL

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